Fabio Piva / Specialized |
Ambos os atletas da AOO Specialized já disputaram a prova de Windham da Copa do Mundo. Enquanto Rubinho competiu lá em 2012 e 2014, Raiza fez sua primeira prova como ciclista de elite no ano passado. A ciclista goiana foi 32ª colocada, enquanto o mineiro tem uma 53ª colocação e um 78º no currículo. "Espero andar bem desta vez. Nos dois anos que corri lá não estava bem fisicamente. Em 2014 ficamos a cerca de 40 minutos de carro e agora a pouco mais de 4 km. O que favorece nossa logística para treinar e reconhecimento de pista", conta Rubinho.
Por uma questão de estratégia, Rubinho optou por viajar para os EUA com sua bicicleta rígida, a S-Works Stumpjumper HT World Cup. "Em Windham a principal característica é de uma pista que sobe muito. Muito rápida nas descidas e longa na parte de subidas, chegando a ter rock garden (jardim de pedra), mas nada muito técnico. Como esta pista exige muito da rigidez da bike, fiz essa opção pela Stumpjumper. Ano passado a maioria dos ciclistas que correm com full suspension, preferiu a rígida", avalia Rubinho.
Foco nos Jogos Olímpicos - Assim como seu companheiro de equipe, Raiza Goulão segue buscando o maior número de pontos para sua classificação individual e também para ajudar o Brasil no ranking das nações. Nesta semana, após o bom resultado em Mont-Sainte-Anne (CAN), mais um recorde pessoal foi alcançado pela goiana: a 22ª colocação do ranking mundial, a exato um ano da Rio 2016. "Estou ptóxima do meu objetivo de chegar no Top 20 do mundo e continuar liderando o ranking olímpico. Estou no caminho certo", comemora Raiza
Com a nova atualização, Raiza soma 938 pontos no ranking, 153 a mais do que a segunda colocada do Brasil, Isabella Lacerda. No ranking olímpico, a diferença é maior. "Sei da diferença de 170 pontos à frente da segunda colocada do Brasil no ranking da Olimpíada. Mas tenho consciência de que isso não me permite relaxar. Apenas tira um peso das costas, mas não me deixa perder o foco. Estou motivada, tranquila e feliz aqui nessa temporada na América do Norte".
Após competir no Canadá com o numeral 24, no próximo domingo (9) a placa muda, para 22, mas a ciclista continua largando na terceira fila. "Quero fazer uma boa largada e ter um bom desempenho. Vou continuar meu trabalho duro, porque temos provas até outubro neste ano, quando será realizado o Brasil Ride, na Bahia. O foco principal segue sendo o Campeonato Mundial, em setembro. Além disso, tenho que saber descansar nas horas possíveis e evitar lesões", define.
Apesar de saber as características de Windham, Raiza optou por fazer sua viagem com sua bike full suspension, a S-Works Era. "Nos EUA será força e resistência, porque não é uma pista técnica. Conta muito a largada. Em 2014 larguei bem, mas não mantive o desempenho. Esse ano quero melhorar e repetir o bom desempenho do Canadá. Contará muito pelas subidas, mas sei que a S-Works Era não deixará nada a desejar porque é uma bicicleta completa. Vou atrás de mais pontos nos rankings olímpico e UCI", conclui.
Transmissão ao vivo - Na programação da etapa de Windham (EUA) da Copa do Mundo, o sábado está reservado para os treinos e no domingo as provas oficiais. A largada da elite feminina será realizada às 12h15 (Brasília), e às 15h15, a elite masculina. Ambas as provas terão transmissão ao vivo pelo site da Red Bull Bike, o http://www.redbull.com/br/pt/
Sobre a Specialized - A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas. Com base no norte da Califórnia, tem o foco nas necessidades dos praticantes, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho.
Mais informações:
Site: www.specialized.com.br Facebook: www.facebook.com/specializedbr Instagram: @specializedbr