Pular para o conteúdo principal

DANIEL CARNEIRO E ROBERTA STOPA VENCEM A PRIMEIRA ETAPA DA COPA ALE PREMO INCONFIDENTES

Competição reuniu mais de mil pessoas no último domingo na cidade de Itabirito, Minas Gerais


A COPA ALE/PREMO INCONFIDENTES e COPA SHIMANO/TRIPP de AMADORES de MTB foi um sucesso. A primeira etapa aconteceu neste domingo (22), no Pesque Pague Campestre, em Itabirito (MG).  O formato cross-country reuniu cerca de 370 bikers de todo o país. O mineiro Daniel Carneiro, atual campeão da competição, conquistou o título da primeira etapa na Elite Masculino. Já a mineira Roberta Stopa foi a grande campeã da primeira etapa na Elite Feminina. 

 


O ambiente agradável, com estrutura que oferece lazer para a família e conforto para os atletas, atraiu o público. Assim, mais de 1500 pessoas foram ao local prestigiar o evento e torcer pelos bikers.

A prova se consolida como uma das principais no calendário oficial de mountain-bike, valendo pontos para o ranking estadual e nacional. O organizador do evento, Eduardo Soares, conta que tudo aconteceu conforme o planejado e que ficou satisfeito com os resultados obtidos. “Tentamos fazer tudo da melhor forma. O objetivo principal do evento é dar aos atletas a oportunidade de participar de uma competição bem organizada e em um ambiente familiar; estimular o contato entre os bikers amadores e profissionais, além de difundir o esporte em todo o país”, ressalta.

Neste ano, a competição chega a sua 5ª edição, marca que só foi alcançada porque contou com o apoio de grandes empresas, como a Ale Combustíveis e a Premo Construções e Empreendimentos, que patrocinam a competição há cinco e quatro anos, respectivamente.  “Depois de cinco anos, notamos que estamos conseguindo convencer a iniciativa privada e pública que este tipo de evento traz retorno positivo em diversos aspectos, o social, o ambiental e o esportivo”, analisa o organizador do evento.

Para o diretor de marketing da Ale, Carlos Eduardo Cotta, estar presente em um evento desse porte contribui para reforçar o posicionamento da marca. “Associar a marca ALE a eventos como esse contribui para reforçar nosso posicionamento, que é uma empresa ligada aos conceitos de saúde, vitalidade e que se mostra, cada vez mais, conectada aos amantes do esporte de aventura”, explica.

O incentivo da Prefeitura de Itabirito para a realização da competição também é essencial para o desenvolvimento do esporte, tanto para a cidade, quanto para o Brasil. O secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itabirito, Rodrigo Espigão, acredita que uma prova dessa dimensão é uma oportunidade de ver a cidade representada por atletas de qualidade, além de estimular o crescimento do setor econômico e turístico da região. “A prova também movimenta o comércio local, por meio da rede hoteleira, restaurantes, lojas e outros segmentos, além de divulgar nosso município e incrementar nosso turismo", acrescenta.

Ações

Durante a competição, os atletas puderam contar, mais uma vez, com o auxílio mecânico da SHIMANO, que realizou a manutenção nas bicicletas. Segundo o mecânico da empresa, Ronaldo Lacerda, a procura pelos serviços foi grande. “O movimento no estande foi alto. Os serviços mais procurados pelos atletas foram os ajustes nos freios e nas marchas das bicicletas”.

Além da segurança como a manutenção nas bikes, os atletas contaram com os serviços do Nerea Equipe de Resgate, que ficou posicionada em pontos estratégicos da pista para auxiliar os atletas. Pontos de hidratação, com o apoio da Água Mineral Indaiá, também foram distribuídos ao longo do percurso para refrescar os bikers.

Quanto ao público, além de apreciarem a corrida, puderam conferir as novidades dos produtos para bicicletas expostos nos estandes que estavam no local, como o da Bicishop, da Ophicina Bike e até produtos artesanais feitos pelos cidadãos de Itabirito.

A prova
A prova foi bem dinâmica. O circuito de 5,8 km de extensão com 172 metros de ascensão por volta agradou todos os participantes. A pista, que é bem técnica, teve algumas novidades este ano: pontos que facilitavam as ultrapassagens, single tracks, subidas e descidas em terreno de cascalho.

Além disso, a variação do clima surpreendeu os atletas, que correram sob sol e chuva, podendo aproveitar todos os estados da pista. “Gostei muito do novo circuito e aproveitei para treinar bastante a parte nova da pista um dia antes da prova. A chuva atrapalhou um pouco porque temos que diminuir o ritmo, mas ainda assim consegui a vitória”, conta Vitor Oliveira, vencedor da categoria Júnior.

A primeira largada, com os atletas da Copa Tripp/Shimano de Amadores aconteceu às 8h, com intervalos de dois minutos para cada categoria e na seguinte ordem: Expert, Cadete, Veterano, Feminino Sub-30 e Feminino Over 30.
A segunda largada foi às 10h, com os atletas que participaram da Copa Ale/Premo Inconfidentes. Os organizadores alinharam os bikers da seguinte forma: Máster 30-35, Máster 35-40, Máster 40-45, Máster 45-50, Máster 50-55, Máster 55-59, Sub-17, Sub-15 e Sub-13.  

Por fim, a terceira largada aconteceu às 12h40, com os atletas da categoria Elite Masculino, Junior, Elite Feminino, Sub-30 e Sub-23. Assim como na prova de amadores, os intervalos entre cada categoria foram de dois minutos.

O número de voltas varia de acordo com as categorias. Deram três voltas os atletas das categorias Expert, Cadete, Sub-17 e Máster 45-50. Já as categorias Veterano, Feminino Sub-30, Feminino Over 30, Sub-15, Máster 50-55, Máster 55-59 e Over 60 deram duas voltas. Elite Masculino e Sub-23 completaram cinco voltas no circuito e as demais categorias correram quatro voltas.

A disputa foi acirrada, principalmente na categoria Elite Masculino. Hugo Prado (OceTreineNet/BMC/Token/DaMatta/Giro Sport Center), largou bem e liderou a prova durante quatro rodadas, mas foi ultrapassado na última volta por Daniel Carneiro (Tripp Aventura), que vinha na segunda colocação. O vencedor da primeira etapa, disse que largou bem e que aproveitou o momento certo para atacar o adversário. “Na quarta volta encostei o máximo do primeiro e quando vi uma brecha fiz a ultrapassagem. Também treinei muito para a competição e estava bem preparado. Estou feliz com o resultado”, comemora Carneiro.

A prova da Elite Feminina também foi apertada. Letícia Jaqueline (Tripp Aventura/Specialized) largou na frente e imprimiu o ritmo da prova. Mas foi ultrapassada na penúltima volta por Roberta Stopa (DaMatta/Mob/Ashima/X-Fusion), que usou a sua experiência para conquistar a vitória. “Briguei por posição a prova inteira com a Letícia, que veio muito preparada. Além disso, estava com a bicicleta equipada para pista seca e a chuva no meio da prova surpreendeu um pouco. Mas, no fim da prova, dei meu máximo e consegui o primeiro lugar”, ressalta a campeã.  

As crianças também puderam se divertir na pista. Os pequenos atletas disputaram na categoria Mirim do evento, que visa estimular o contato da criança com o esporte e incentivar o futuro do mountain-bike brasileiro. No final, todos subiram no pódio para ganhar as suas medalhas.

Premiação

Na primeira etapa, os vencedores foram contemplados com medalhas, brindes da Ale Combustíveis, Curtlo, LM Bike/RST Suspensões, DynamicLab/ Carbo Energy e VO2Max. “Os brindes foram excelentes e a prova foi muito divertida e com um bom astral”, conta Humberto Guerra, que ficou na segunda colocação da categoria Máster 40-44. As categorias da Elite ainda receberam uma quantia em dinheiro.

A prova terá mais duas etapas, uma no dia 8 de julho e outra no dia 9 de setembro. O formato e local das provas ainda serão definidos, mas algumas novidades já podem ser adiantadas. Haverá o Desafio da Subida RST na segunda etapa, evento que ocorrerá paralelamente à prova principal, e a Maratona RST, na terceira etapa. O troféu da competição de equipes também será todo estilizado para valorizar o esforço dos atletas.

A Copa Ale/Premo Inconfidentes e Copa Shimano/Tripp de Amadores também tem o patrocínio da Premo Construções e Empreendimentos, Tripp Aventura, Shimano, VDL Siderurgia, Proshock e Prefeitura de Itabirito. Apoio da Ozmo, Água Mineral Indaiá, Nerea, Silque.com, Saae, Pesque Pague e Pousada Campestre e Retiro das Rosas. Os demais resultados da prova você confere no site www.copainconfidentes.com.br.

Mais informações:
www.copainconfidentes.com.br / contato@copainconfidentes.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

9º Passeio de Mountain Bike Lapa Bike Girl Beneficente

Dia: 20 de Março Saída: 8hs, tolerância de 15 minutos. Local: São José da Lapa MG Concentração: Praça da Igreja Matriz Centro da cidade. Cidade: São José da Lapa MG Trajeto: 12 km Nível: Passeio. Sempre com o intuito de incentivar a todos principalmente os iniciantes e as mulheres. Inscrição: será feita na hora R$ 5,00 ou 2 litros de leite. O leite Será doado a uma instituição de caridade a definir. Em caso de Chuva no dia do passeio será cancelado. O nível do Passeio é leve para iniciante e mulheres, a quilometragem será em torno de 12 kilometros entre trilhas estradas de Terra e asfalto. É Obrigatório o uso do Capacete, óculos e luvas calçado Fechado.

1º DESAFIO TRILHAS DA MATA DE MTB DIA 30 DE SETEMBRO,Carmo da Mata MG

Todas as Informações Confiram nos Cartazes Abaixo:  

Specialized aproxima-se dos consumidores com o Test The Best

Visual do Parque Estadual Pedra Azul (Divulgação) Sucesso no ano passado, o Test The Best, evento exclusivo da Specialized de demonstração dos seus principais modelos de bicicleta disponíveis para os clientes do mercado brasileiro, voltou com tudo em 2016. O estado do Espírito Santo recebeu a primeira de oito etapas do ano do Test The Best, com a participação de 220 clientes de quatro lojas - Multesporte, One Bike, Lemão da Bike, e Elite Bike. A ação foi realizada no Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins (ES), município a 51 km da capital, Vitória.